top of page
  • Foto do escritorLobsterCroft

LANÇADA THE NIGHTMARE: A 3ª DLC DE SHADOW OF THE TOMB RAIDER

Atualizado: 18 de fev. de 2019



A terceira - de uma série de sete - DLC de Shadow of the Tomb Raider é lançada. Em The Nightmare, Lara enfrentará inimigos familiares e amigos caídos. Croft visa obter uma arma poderosa para auxiliar na luta rebelde, mas sua jornada não será fácil. Una-se a ela para explorar a Mansão Croft numa provação angustiante, como jamais enfrentada antes pela aventureira, e a ajude a resolver o quebra-cabeça da tumba de desafio mais recente: "Templo dos Deuses Macacos". A DLC traz um novo traje, um novo machado e uma nova habilidade.







O couro grosso e ossos sólidos desse traje concedem dupla resistência aos ataques corpo-a-corpo.












Este machado possui um design primitivo, otimizado para escalada e combate. Ao usar o machado, inimigos estão mais propensos a cair e se manter no chão por períodos mais longos.











Com essa habilidade, Lara é capaz de disparar uma nuvem de gás alucinógeno, envenenando os inimigos e os fazendo lutar uns contra os outros. (Mesma ideia do Medo do Jaguar, aplicado nas flechas)





Além disso, agora as tumbas “Olhar de Juiz,” “Portão do Submundo,” “Cavernas do Templo”, “Caminho de Batalha,” e “Templo do Sol”, da campanha principal, estão disponíveis para jogar nos modos de competição de pontos e de tempo. Para acessá-las, basta ir ao menu principal.


Vale lembrar que The Nightmare, assim como todas as demais DLCs, já está disponível para os possuidores do Season Pass (Passe de Temporada) de SOTTR. Aqueles que desejarem comprar a DLC separadamente ao invés de adquirir o passe, também poderão fazê-lo



The Nightmare traz um balanço melhor que a DLC anterior - The Pillar. No Caminho do Medo o jogador terá sequências de combate e contará com a presença de elementos de jogos passados. Já no Templo dos Deuses Macacos, temos um puzzle com uma atmosfera sonora bem interessante. Porém, como nem tudo são flores, para compensar - negativamente - a criatividade do mecanismo musical do templo, The Nightmare traz a mesmice de um alucinógeno e da Croft Manor numa pegada de terror. Os fãs da saga estão sedentos por jogar na Mansão Croft, mas variar o contexto e a pegada cairia bem. Além disso, a habilidade do Hálito Branco não passa de uma variação do Medo do Jaguar com um nome enigmático. Enfim, essa é, sem dúvidas, uma DLC divertida de se jogar e com uma história até que interessante, mas que cai um pouco na mesmice. Se eu tivesse que dar uma nota para The Nightmare, seria 7.5.


Por fim, estamos torcendo para ter DLCs futuras onde possamos jogar mais na Mansão Croft, mas num OUTRO contexto - talvez até posterior aos acontecimentos de Shadow - como, por exemplo, uma reforma como a de Tomb Raider Anniversary. Também esperamos pela vinda de uma DLC onde possamos conhecer mais sobre o passado de Jonah ou até onde possamos jogar como uma lhama! Surpreenda-nos, Square/Crystal/Eidos! :D




Cronologia: The Nightmare se passa após o sequestro de Etzli e antes da morte de Unuratu.


Assim como na DLC anterior - The Pillar - para acessar o desafio, o jogador deve falar com o recrutador na caverna dos rebeldes, em Paititi. Mas, dessa vez, o recrutador é Uchu (que, por sinal, contou bastante com a ajuda de Lara em missões secundárias da campanha de Shadow). Uchu, ao ser questionado por Jonah sobre sua cicatriz no rosto, conta que a conseguiu no Caminho do Medo ao tentar encontrar a receita de uma arma que ele acredita ser capaz de dar uma vantagem aos rebeldes em relação à Seita. O paititiano afirma que não foi digno do desafio e diz que o caminho é perigoso demais para ser refeito por ele e se nega a pedir Lara para se envolver. Contudo, conhecendo Croft, já era de se imaginar que ela se ofereceria para buscar a tal receita. E, de fato, ela o fez.


Uchu indica que o acesso à selva se daria pela passagem submersa na própria caverna dos rebeldes e diz que, ao chegar lá, Lara estará por conta própria. Só que não foi bem assim... Ou foi? Bem, após breves momentos de escalada e natação pela selva, Lara vê uma mulher e, ao se aproximar, é atingida com o Hálito Branco. Então, se inicia O Pesadelo.


Lara se vê de volta na Mansão Croft. Mas em uma versão obscura, onde ela encontra os monstros do passado, de sua infância e dos títulos anteriores do Reboot: Tomb Raider 2013 e Rise of the Tomb Raider. Lara revive cenas de discussão e da morte de sua mãe pouco antes de nadar com os corpos de todos aqueles cujas vidas ela não pôde salvar ou que ela mesma tirou, como Roth, Grimm, Alex, Ana os soldados da Guarda do Trovão (TR2013), o soldados da trindade (ROTTR)...


Quando Lara finalmente consegue sair da água, ela enfrenta seu maior e mais atual pesadelo: as Yaaxil (sejamos francos: até MEU pesadelo aquelas coisas são) e, claro, perder seu amigo Jonah. Rola, então, uma sequência de tiroteio contra os soldados da Trindade, os membros da Seita de Kukulkan e as Yaaxil. Lara sucumbe no combate e acorda na festa del Dia de Los Muertos, em Cozumel. Mas a festa logo se torna a parte mais sombria de seu pesadelo.



No cemitério, Lara vê todas as mortes causadas por si mesma com o início do Apocalipse Maia. Além disso, Jonah grita de uma das covas, pedindo ajuda por estar enterrado vivo. Mas o que Lara encontra em uma das covas é, na verdade, uma espécie de cópia sua, só que morta. Essa versão de Lara seria sua consciência em um estado bem mais irritadiço e extremista. Ela seria, na verdade, a parte final da provação de Lara: a tentação ao suicídio. Sim! O Hálito Branco tenta convencer Lara de que ela "é câncer, é morte", afirmando que tudo que ela toca, morre e, então, levá-la a acreditar que o melhor para todos seria que ela estivesse morta. (Daí a cicatriz de Uchu: ele sucumbiu à tentação)


Mas Croft, provavelmente motivada por colocar um fim no que começou ao retirar a adaga em Cozumel, enfrenta a tentação e consegue passar invicta pela provação do Caminho do Medo. Pesado, não?



Então, Lara segue para o Vale dos Deuses Macacos, onde um puzzle um tanto quanto interessante envolvendo música e timing certo a aguarda. O Vale se trata de um esconderijo para a receita do Hálito Branco, que, segundo Uchu, teria sido fabricada pelos gêmeos Hun-Ahan e Hun-Cheven para se vingar daqueles que os transformaram em macacos.



Após momentos de saltos e escaladas, mas não muitos, graças aos deuses (BA DUM TS), Lara chega até a construção dos gêmeos, que é uma espécie de orquestra ancestral feita de mecanismos gigantes de pedra e madeira. Tudo que Lara precisa fazer para atravessar o local é ativar todos os instrumentos ainda inteiros. Após fazê-lo, ela encontra a receita para a tão desejada arma: o Hálito Branco.





140 visualizações
bottom of page