top of page
  • Foto do escritorCroft Manor Brasil

PRECISAMOS FALAR SOBRE TOMB RAIDER ANNIVERSARY EDITION



No ano dos 25 anos da franquia, a comunidade de fãs ficou surpresa com o vazamento do jogo cancelado da antiga desenvolvedora de Tomb Raider, Core Design. Após o mal desempenho de Chronicles e Angel of Darkness, algumas dificuldades financeiras surgiram, o que resultou na passagem de todos os arquivos produzidos pela Core para outro estúdio, a Crystal Dynamics, a mando da editora Eidos Interactive, proprietária dos direitos gerais da marca na época.



Apesar de todos os problemas que a Core teve durante a produção de Angel, a produtora não se rendeu e ainda trabalhou para um jogo de comemoração dos 10 anos da franquia, um exclusivo de PSP, o Tomb Raider Anniversary Edition. Porém, com a mudança de estúdio o jogo acabou sendo cancelado. Felizmente nem tudo foi perdido, visto que muitos dos elementos criados pela Core para TRAE surgiram em jogos da Crystal futuramente, como Legend e jogos Reboot, sendo o mais evidente Tomb Raider Anniversary (2007) o remake do original de 1996.


Cerca de 60% do jogo já estava pronto quando a equipe da Core decidiu remanejar o projeto para duas outras franquias: Indiana Jones e A Lenda do Tesouro Perdido. Porém, nenhuma das duas ideias foram adiante.




Recentemente, o fã site Tomb of Ash teve acesso aos arquivos da Build Alpha do projeto ao entrar em contato com um ex-funcionário da produtora (que veio a falência em 2010). Através do site Internet Archives, a build (que até então, para os fãs, era uma lenda misteriosa digna de um enredo de Tomb Raider), veio a público no día 31/12. Um presente maravilhoso para encerrar um ano tão desafiador como foi 2020, não é mesmo?

Em menos de uma semana após a liberação desse jogo cancelado (e por isso, não finalizado), a comunidade mundial de fãs de TR começou a desenvolver o restante das partes que faltavam no jogo, por exemplo, efeitos sonoros, músicas de ambientação, texturas que faltavam em algumas partes e patch de correções de bugs.



Além disso, Shelley Blond, a primeira dubladora de Lara Croft, participou de uma live no perfil do site Tomb of Ash, e interpretou novamente a nossa querida Lara, porém, lendo as falas do jogo cancelado. Com isso, alguns fãs extraíram o arquivo de voz da Atriz durante a Live e adicionaram ao jogo.


O músico e compositor Peter Connelly (que participava do projeto original de TR: Anniversary Edition), também contribuiu com a comunidade de fãs ao recriar e compartilhar nas redes sociais, arranjos musicais que ele já tinha feito para o projeto em 2006.


Outro ponto interessante é que algumas das mecânicas de gameplay que foram acrescentadas aos jogos mais recentes (a Trilogia Reboot) já tinham sido idealizadas nesse jogo, como, por exemplo, a habilidade de Lara em decifrar monólitos e murais dentro das tumbas e templos durante o gameplay, ou também a presença da tocha e a habilidade de atirar com armas de fogo nos inimigos enquanto segura a mesma. O lado bom de tudo isso é que agora os fãs poderão experimentar não só uma, mas 3 versões do Tomb Raider 1.


Caso queria experimentar a versão cancelada do jogo, acesse:

https://www.tomb-of-ash.com/trae-indy-build/

125 visualizações
bottom of page