top of page
Foto do escritorVinícius Calheiros

LANÇADA THE THE GRAND CAIMAN: A 6º DLC DE SHADOW OF THE TOMB RAIDER.



A sexta - de uma série de sete - DLC de Shadow of the Tomb Raider é lançada. Em The Grand Caiman uma divindade feroz ameaça as vidas de inocentes moradores de San Juan. Para salvá-los, Lara enfrentará um grupo mortal de mercenários afim evitar um desastre cataclísmico. Resolva o nova tumba de desafio vulcânico e colha suas poderosas recompensas.


A palavra Caiman - em português “Caimão” - um gênero de jacarés das Américas Central e do Sul.



NOVOS EQUIPAMENTOS:


Sobreviva com a roupa Reptile Hide (Ocultar Réptil), que aumenta a resistência contra projéteis e aumenta o XP ganho com mortes de assalto. Os jogadores também podem equipar-se com o Flagelo Sussurrante, uma espingarda suprimida. Há também habilidade vulcão, que cria munição de espingarda incendiária ainda mais potentes, coloca os objetos inflamáveis, assim como a maioria dos inimigos em chamas.


A atualização com esta DLC garante todos os túmulos da campanha principal são agora jogáveis ​​no modo Score Attack e Time Attack.


Vale lembrar que The Grand Caiman, assim como todas as demais DLCs, já está disponível para os possuidores do Season Pass (Passe de Temporada) de SOTTR. Aqueles que desejarem comprar a DLC separadamente ao invés de adquirir o passe, também poderão fazê-lo.




The Grand Caiman tem como objetivo ajudar os habitantes de San Juan, ocorre após o deslizamento de terra e a erupção vulcânica da história principal. Toda ação tem uma consequência, e basicamente, esse é o dilema presente nesta DLC. O velho companheiro de Lara, Jonah Maiava, convoca a amiga para que ela possa ajudar com os problemas enfrentados pela população local. A trindade está em uma cripta próximo a um templo sarado, Jona e Abby acreditam que um deus da mitologia pré-colombiana, Zipacna, é o responsável por grandes cataclismos na região.


Diferentemente da DLC anterior - The Serpent’s Heart - The Grand Caiman apresenta um enredo mais superficial, com diálogos frios, e curto tempo de campanha. Por sua vez, a tumba de desafio é bem elaborada, com puzzles, armadilhas e mecanismos que exigem atenção jogador. O combate esta presente, ocorrem em dois momentos, e um deles há alguns efeitos digno de uma produção de Hollywood. Entretanto, o conteúdo desta DLC não acrescenta muito em relação à história principal, e dá uma sensação de ser apenas um desafio.


Portanto, mediante aos argumentos apresentados, avalio The Grand Caiman com 6,8.



Lara Croft com casal, Jonah e Abby.

A história começa na cidade de San Juan, e como mencionado na análise, ocorre após a passagem de Lara Croft no local. No pátio central, Jonah Maiava, contata Lara para ajudar a população a livrar-se da Trindade. Posteriormente, Abby, se junta a eles e explica que um grupo de mercenários invadiu uma cripta de Zipacna - deus das montanhas e dos vulcões - ao lado do templo do mesmo. Os nativos faziam visitavam lá regularmente, além de levarem oferendas, no entanto, tudo mudou desde que a Trindade mudou-se para lá. Esse fato fez com que Abby acreditasse que Zipacna estaria furioso com o desrespeito aos seus locais de adoração, e consequentemente, punindo a população de San Juan.


Agora já possuindo as informações necessárias, Lara parte em direção da cripta com finalidade investigar as atividades da trindade. Ao entrar no local, a escuridão está por toda parte juntamente com os vestígios da atividade dos mercenários da trindade. A exploradora depara-se com um estranho símbolo de caranguejo e afirma não ter visto algo parecido antes. Após encontrar um reator, Croft consegue acessar novas áreas que estavam antes bloqueadas com portas elétricas.


Entrando na sala principal, Croft depara-se com várias portas com mecanismos para serem ativados, a escolha errada pode ser fatal. O símbolo estranho encontrado por Lara, na verdade, é a indicação da entrada certa para o centro da cripta. No interior há apenas alguns guardas da trindade, um fato estranho se pensar que o local serve como um acampamento.



Antes de deixar a cripta, Lara encontra um artefato em formato de caranguejo. Em seguida a exploradora contata Abby que explica que este artefato pertence ao templo de Zipacna. O fato é que, o artefato foi tirado do seu local de origem pela Trindade que liberou a ira do deus, justificando assim, os tremores e a erupção vulcânica.


Para tentar solucionar os problemas, Lara Croft deixa a cripta por uma passagem alternativa em direção ao templo. Na parte externa é possível avistar uma vila abandonada, que claramente, é resultado das ações tanto da Trindade quanto da própria Lara. No local há cinzas vulcânicas cobrem a área, sirenes de emergência tocam sem parar, casas abertas, pertences dos habitantes por toda parte. Portanto, fica evidente a dimensão da catástrofe.


Vista da vila em San Juan coberta de fumaça vulcânica.

Depois de enfrentar um árduo caminho, Lara finalmente chega ao templo de Zipacna. Na entrada, Srt.Croft depara-se com um mural de um caimão comendo caranguejo, e conclui que era a comida favorita do deus, justificando assim, as inúmeras referências ao marisco. Partindo em direção ao interior com o objetivo a devolução do artefato, a invasora de túmulos enfrenta uma série de puzzles que envolvem precisão, mira, e estratégia.


Lara Croft enfrentando armadilhas cronometradas com chamas mortais.

À medida que Lara ativa os mecanismos, uma estátua de caimão vai emergindo sobre um mar de larva. Dentro da boca do animal há uma alavanca que dará acesso para outro compartimento. Acessando a nova área, Lara Croft é surpreendida por um grande número de mercenários. A Trindade desde o início havia planejado uma emboscada, justificando assim, o motivo pelo qual o acampamento está praticamente vazio, além de o artefato facilmente posicionado. Posteriormente, com os saldados detidos, Lara devolve o artefato de caranguejo para o local ao qual pertence.


De volta para vila de San Juan, a caçadora de tumbas encontra-se com Jona e Abby, que agradecem pela ajuda. Com o templo e a cripta livre das atividades da Trindade, os tremores e o vulcão cessaram, livrando os habitantes locais de uma vez por todas de mais catástrofes.

69 visualizações

Comments


bottom of page